Home / Pedagogia
Visão pedagógica
Entendemos o processo de aprendizagem do ser humano como algo construído, importando como e porque a realidade da vida é significada e interpretada pelo aprendiz e por todas as pessoas que o rodeiam, por isso mesmo é um processo relacional, auto e sócio construído. Baseados nisso, procuramos propiciar tanto ao educando como ao educador, momentos de reflexão crítica para sempre reavaliar a visão que temos do mundo.
Não queremos rótulos de construtivista, tecnicista, progressista ou qualquer outra denominação, pois achamos que a grande maioria das pessoas não conhece bem o que realmente estas denominações querem significar e, portanto, preferimos dizer que queremos uma escola que faça com que seus educandos sejam capazes de pensar, sentir, amar, respeitar a si, ao próximo e a seu meio.
Agregamos o estudo dos valores humanos (numa abordagem humanística e integral), a dinâmica de grupos e a filosofia aos conceitos piagetianos de desenvolvimento da inteligência, das características das diferentes faixas etárias classificadas por ele como período sensório-motor, simbólico, intuitivo, operacional concreto e abstrato e dos conteúdos de classificação, seriação e ordenação, além de outros. Estudamos e retiramos de teóricos afins, outros conceitos que nos auxiliam em nosso fazer pedagógico, tais como Wallon, Dewey, Vigotysky, Bruner e os brasileiros Lino de Macedo, Clotilde Rosseti-Ferreira, Zilma de Moraes et alii.
Nossa Missão – Propiciar uma busca constante ao conhecimento, num ambiente integrador, com respeito às diferenças e ênfase nos valores humanos.
Nossa Visão – Ser uma escola referência em ensino e aprendizagem na Educação Fundamental no Brasil.
Visão da criança
Aqui a criança é vista em sua totalidade, é instigada a compreender o mundo ao seu redor, possibilitando-as a serem autores do seu próprio desenvolvimento, abandonando a escola pautada na obediência cega e na repetição de conteúdos.
Papel do professor
O professor sai do pedestal em que só ele sabe e ensina o aluno que não sabe e o colocamos como questionador da criança, aquele que faz o aluno ter curiosidade e desejo de aprender, aquele que provoca o aluno a raciocinar instigando-o a pensar/refletir. Isto é em algum ponto, inverter a ordem, rever valores e dar outro significado a eles.
Nossos pilares
Protagonismo do Aluno
Almejamos o protagonismo de nossos alunos em relação a si mesmo, à sua aprendizagem e também em relação à comunidade, passando de receptor de conceitos para produtor ativo de ideias e saberes.
O mundo pelos 5 sentidos
Nascemos com 5 sentidos e aprendemos através deles. Acreditamos em uma educação que proporciona experiências táteis, olfativas, gustativas, sonoras e visuais.
Rodas Reflexivas
Nossas rodas de reflexão são encontros que proporcionam um espaço para experimentar novas formas de pertencimento, elaborar conflitos e assim aprender no grupo e com o grupo.
Avaliação em 3 eixos
Avaliamos em 3 eixos: horizontal, vertical e auto-avaliativo. Chamamos de avaliação horizontal aquela que observa o aluno dentre os demais de sua sala e faixa etária. Na avaliação vertical observamos o aluno no dia a dia, acompanhando seu desenvolvimento e vendo seus progressos e recuos, elaborando uma linha que acompanha sua trajetória.
Formação Continuada
Investimos e incentivamos a formação continuada de nossa equipe tanto na área profissional quanto pessoal. Somos uma escola que inova e transforma o tempo todo.
Uma vez, Rubem Alves disse que as crianças fazem perguntas incríveis e que era isso que as diferenciava dos adultos.
Entrar em contato
piaget@escolapiaget.com.br
Telefone
(62) 3255-4233 / 3092-2363
Endereço
Rua 1025 nº 397 - St. Pedro Ludovico
Goiânia - GO - CEP: 74823-030
Cadastre-se em nossa Newsletter
Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de
nossas novidades, eventos e do dia-a-dia da Escola Piaget